segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dinheiro e Sensatez

O dinheiro é algo importante demais para se gastar com coisas fúteis e inúteis a toda a hora, pois ele permite-te que tenhas o sufeciente para viver com o conforto básico e que possas ter alguma segurança, pois a vida é cheia de imprevistos.
Por isso:

  1. Sê criterioso na forma de gastar o dinheiro, tem prioridades económicas: cultura, educação, saúde, alimentação... e é com estes aspectos da vida que devemos gastar o nosso dinheiro, em vez daquele computador de última geração, viagens carissímas, carros de topo de gama... Talvez se conseguires poupar dinheiro em todas essas coisas que não são essenciais, tenhas mais dinheiro para o que realmente interessa, quantas vezes tal como me aconteceu a mim para minha miséria, gastas uma elevada soma em trapinhos novos e dias depois  apercebes-te que afinal não gostas assim tanto deles e que ainda por cima, não são assim tão confortáveis para o uso diário, e depois ao meio do mês quase que rezas para ter aquele dinheirinho de volta para coisas que realmente te fazem falta ou para o teu dia-a-dia!!
  2. Mantêm o controlo não compres só com base na moda ou na sociedade, será que necessitas de gastar dinheiro a comprar uma enorme quantidade de bens materiais só porque estão na moda ou porque a amiga ou a vizinha do lado também têm, não te deixes levar pela inércia social, não é porque toda a gente hipoteca a vida que o tens que fazer também. Conhece as tuas prioridades e controla-te!!
  3. O essencial é gratuito e se não o for é muito barato, desfrutar dos amigos, da família, da natureza... do amor, do sexo, da leitura, desporto, jogos, musica...uma infindável lista! Pelo menos tendo em conta a minha experiência própria é nesses momentos que eu realmente me sinto feliz e realizada.
Afinal viver bem não custa assim tanto, se simplesmente souberes Viver!!!

(Post inspirado no blog Vida Sencilla, que aconselho a todos verem.)

Sem comentários:

Enviar um comentário