domingo, 17 de junho de 2012

Viver De Forma Simples

Ter uma vida simples é uma forma de estar perante a vida, pois é algo que surge do nosso interior.  É algo que não se encontra no todo, mas sim no individual, e teremos sempre muitos obstáculos externos a dificultar a mudança e talvez a permanência nela.
O conceito que é mais importante para se viver o dia-a-dia plenamente é centrarmo-nos no fundamental e deixar tudo o que seja superficial ou inútil.
Tudo o que abrange uma vida minimalista é útil, funcional  e benéfico de alguma forma ou em alguma área da nossa vida: amigos, familia, amor, leitura, prazer, sono, diversão, silêncio, exercicio, paz de espirito... ...
E tudo isto faz parte de todas e pequenas ou grandes acções que realizamos em cada momento, é uma tomada de consciência, é a volta ao essencial.
As bases de uma vida simples são:
  • Moderação - não sejas extremista, qualquer mudança que faças, faz-a aos poucos.
  • Honestidade - sê honesto contigo próprio e com os outros, responsabiliza-te pelo que fazes, sê auto-crítico.
  • Simplicidade - existem duas formas de fazer as coisas: uma fácil e uma dificil. Escolhe sempre a forma mais fácil, não compliques, escolhe sempre aquilo que é mais natural e benéfico para o teu corpo e mente.
  • Vive o Presente - mantêm-te no momento, mantêm-te no agora. Vive!
  • Minimalismo - sê práctico ao máximo para que possas viver com o minímo, minimiza os teus objectos materiais e mantêm o espaço que te rodeia limpo e ordenado.
  • Vive com calma - vive devagar, faz cada coisa no seu momento, faz uma actividade da cada vez, ao fazer as coisas com calma, não acumulas stress e és mais eficaz naquilo que fazes. Desfruta do momento e de cada actividade que realizas.
  • Volta ao Básico - vive uma vida mais perto do natural e do básico possivel, ficando assim o mais próximo da Natureza e do que ela tem de bom para te oferecer.
Post inspirado no blog Vida Sencilla, que aconselho a todos verem.

Sem comentários:

Enviar um comentário